Missão, Objetivos e Metas

Da Missão, Objetivos e Metas

A Faculdade Auden Educacional tem por missão aplicar continuamente metodologias e tecnologias digitais de informação e comunicação inovadoras a serviço do desenvolvimento humano, por meio da educação ética e estética com foco na empregabilidade e no atendimento ágil e flexível do mundo do trabalho.
Os objetivos e as metas da IES representam a condição ou as condições futuras imaginadas para a implementação da missão, por meio da ação organizada pela comunidade acadêmica.
As metas têm um duplo significado: o primeiro é o de quantificar os objetivos, adicionando a informação da noção temporal (o prazo) para que este se efetive e o segundo, as etapas rumo à consecução de um objetivo.

Assim, a missão, os objetivos, as metas e princípios da instituição comunicam-se com as políticas de ensino, de extensão e de pesquisa, de maneira que possibilitam ações institucionais internas e externas, mediante a elaboração de projetos de responsabilidade social e ambiental.

 

 

Da Visão e dos princípios

A IES tem como visão ser reconhecida como referência na modalidade de educação a distância, tendo em vista seu caráter inovador, suas práticas de governança acadêmica e de flexibilização da organização curricular.
Em relação aos princípios, a Faculdade Auden Educacional visa a oferta de uma educação que deve ser perseguir a excelência profissional, sendo apresentada por seis eixos transversais que acompanham todo o seu fazer educativo.
O primeiro eixo é a Sustentabilidade, cujo tema originou-se na economia (“desenvolvimento sustentável”) e na ecologia, para se inserir definitivamente no campo da educação, sintetizada no lema “uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta”. Nesse movimento estão presentes inúmeros segmentos da sociedade civil, de organismos governamentais e do setor produtivo. Entre esses atores, estão às instituições de educação superior, colaboradoras importantes por meio do ensino, pesquisa e extensão, da construção de um conhecimento compatível com a sustentabilidade do desenvolvimento, bem como com a equidade, o equilíbrio e a conservação do planeta e da humanidade.
O segundo eixo é a cidadania, que também tratar do tema da autonomia da escola, de seu projeto político-pedagógico, da questão da participação, da educação para a cidadania. Dentro dessa categoria, pode-se discutir particularmente o significado da concepção de escola cidadã e de suas diferentes práticas. Educar para a cidadania ativa tornou-se hoje projeto e programa de muitas instituições e de sistemas educacionais.

Consolidando na prática os dois primeiros eixos, surge o conceito/meio de startups sociais, (espaços de negócios inovadores com tecnologias emergentes de baixo custo) as quais, por intermédio de uma inserção local nas comunidades acadêmica e social, serão a representação prática do conceito de inovação, em que a Faculdade se ampara e pretende desenvolver, sob uma ótica de incubadora, com parcerias de outros agentes, aceleradores, em todos os âmbitos de formação a que se destinar.

O terceiro eixo é a virtualidade, que implica toda a discussão atual sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos educacionais, acadêmicos, administrativos e de formação profissional. Na Faculdade Auden Educacional, a dimensão da virtualidade produzida pelas TICs é entendida como uma prolongamento do real que traz consigo o resgate e novas modalidades da cognição humana, das formas de organização institucional, das formas de construção de conhecimento, dos horizontes da pesquisa e seus métodos e, deste modo, revolucionam inteiramente o fazer acadêmico das instituições de ensino no Brasil e no mundo.